CASA COR PERNAMBUCO 2012


A CASA COR Pernambuco 2012 surpreendeu pela quantidade de arte usada em seus ambientes. Foram 56 profissionais que projetaram 34 ambientes no enorme casario histórico da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


O casario, referência arquitetônica do Recife, já abrigou residência, maternidade e um hospício. Hoje ele expõe o que há de mais moderno e sofisticado em arquitetura, design, decoração e paisagismo. Foi a primeira vez que o grande casarão teve suas portas abertas ao público.

A grande homenageada da CASA COR PERNAMBUCO foi a médica Nise da Silvei

 

ra. “Ela dedicou a vida à psiquiatria e era radicalmente contrária aos tratamentos agressivos de sua época. Tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoques, insulinoterapia e lobotomia. Através da arte, ela inovou e curou, criando e utilizando métodos sem precedentes na história da psiquiatria mundial.”

DA PRÓPRIA NISE:

“Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reconstrução da psique. O que cura, fundamentalmente é o estímulo à criatividade. Ela é indestrutível. A criatividade está em toda parte.”

“Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas.”

“…o artista aprende muito mais do íntimo do outro que um médico.”

Confiram algumas fotos tiradas por Marcela Aureliano na visita a CASA COR. Perdoem a qualidade de algumas fotos. A maioria foi tirada com celular.

Este slideshow necessita de JavaScript.