TV Tiradentes – Arte no carnaval 2013


Olá pessoal, esse foi um maravilhoso projeto que tive o prazer de participar e acopanhar a sua criação. Como é um trabalho bastante diferente vou colocar o passo a passo do seu desenvolvimento, com sua história, inspiração e criação.

Então vamos lá!

O carnaval está chegando e com ele as festas, fantasias, músicas, bailes e “otras cositas más”… Foi pensando nisso que a TV Tiradentes (emissora de TV local da cidade de Manaus) teve a ideia de bolar uma vinheta diferente para celebrar a chegada do carnaval. Música boa, samba no pé, brilho, alegria e muita cor deveriam fazer parte dessa nova vinheta.

Foi pensando nisso que o fotógrafo Tatá Amato teve a ideia de me convidar para criar a arte que seria pintada no corpo da modelo que participaria como musa do carnaval 2013.

Até então nunca havia feito um trabalho parecido, mas o desafio foi aceito com muito prazer.

Assim que cheguei em Manaus visitei o parque dos Bilhares, um lindo parque que está localizado entre duas avenidas de grande extenção daqui. É um paraíso em meio a selva de pedra. Estava no parque, passeando com meu cachorro, quando fui surpreendida por um casal de araras vermelhas voando bem acima de mim. Até então só havia visto essa ave em zoológico e pela tv. Fiquei olhando aquela cena encantada e maravilhada com tamanha beleza que enchia meus olhos. Elas eram enormes, muito maiores do que aparentam ser na televisão. Estavam livres e voavam tranquilas e despreocupadas. Lembro bem do tom de vermelho das suas penas… só Deus poderia criar aquela cor…

Ao aceitar o desafio de criar a arte que seria pintada no corpo da modelo, lembrei do dia em que vi aquelas araras pela primeira vez no Parque dos Bilhares. Lembrei de como elas voavam e de como elas se sentiam livres e seguras naquele parque. Fazendo uma analogia com o carnaval podemos perceber que ele tem um pouco disso. Liberdade. No carnaval as pessoas estão mais livres e mostram seu lado mais selvagem e instintivo. Uns mostram mais, outros um pouco menos….

Aquelas araras de alguma forma fariam parte da minha criação e seriam meu ponto de partida para criar um desenho selvagem, vermelho, livre e bonito.

As ideias começaram a surgir e o desenho foi tomando forma. Enfim, cheguei no que queria. A arte foi aprovada. Dois maquiadores tiveram o desafio de colocar em prática a minha criação. Algumas horas foram necessárias para pintar o corpo inteiro. A primeira etapa, e mais demorada, foi o rosto, por ser mais delicado e necessitar de maior precisão nos pequenos traços.

CROQUI da maquiagem

CROQUI da maquiagem

CROQUI - Arte do corpo - vista frontal

CROQUI – Arte do corpo – vista frontal

CROQUI - Arte do corpo - Vista de trás

CROQUI – Arte do corpo – Vista de trás

Pintura no ros

Pintura no ros

Pintura no rosto

Pintura no rosto

A segunda etapa foi pintar o corpo inteiro. A linda modelo precisou de muita concentração e força nas canelas para aguentar ficar em pé e parada durante mais de 2h. Nesse momento todos já estavam exaustos e eu coloquei a mão na massa para acelerar o processo. Foram 3 pessoas pintando, ao mesmo tempo, o corpo da modelo. Seguindo o meu desenho e tentando chegar, o máximo possível, na arte criada, finalmente terminamos. Exaustivo para todos, mas o resultado valeu a pena.

Pintando o corpo

Pintando o corpo

A partir daí foi só gravação e muito samba no pé. É gente, vida de artista não é fácil. Depois de passar quase 3h em pé, a linda modelo ainda teve que sambar, e muito! Mas todo esse trabalho valeu a pena. Confiram o vídeo com a vinheta finalizada.

Trabalho finalizado - Gravações

Trabalho finalizado – Gravações

Trabalho finalizado - Gravação

Trabalho finalizado – Gravação

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado desse maravilhoso trabalho feito em equipe.

Linda modelo

Linda modelo