Banheiro acessível – Adaptação criativa.


Foi com grande prazer que aceitei o convite para fazer parte da família do blog das INPERFEITAS. Blog muito bacana, composto por 3 mulheres que abordam assuntos sobre limitações de forma bastante leve e esclarecedora. Mensalmente estarei falando sobre dicas de casa saudável e de como um designer de interiores pode ajudar o mundo de quem tem alguma limitação física.

foto

Nesse primeiro post mostrarei como foi projetado o novo banheiro de Lulu. Ela, que tem distrofia muscular e é cadeirante, precisa de um banheiro adaptado para as suas necessidades.

Esse banheiro foi projetado ergonomicamente para ela. Não utilizei medidas das normas técnicas, pois estas não serviriam para as necessidades de Luciana. O mais importante do projeto era que ele fosse seguro e confortável e ele só pôde ser realizado com a ajuda de Lulu, que teve a enorme paciência de me ajudar, fornecendo todas as medidas que eu precisava para aplicá-las no projeto.

Então vamos ao que interessa!

Essa é a planta baixa do banheiro. Como vocês podem perceber ele é MUUUUUUITO pequeno para os padrões de um cadeirante. Quase impossível haver circulação com uma cadeira de rodas. Tive que usar a criatividade para reverter essa situação.  Dentro das possibilidades encontrei uma maneira para ajudar Lulu a circular dentro dele de forma mais segura e confortável.

planta baixa LULU6

Olha aí como ficaram as modificações, bacana, não!? : )

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora vamos às explicações de cada item utilizado!

É muito importante utilizar os materiais corretos quando estamos fazendo um projeto onde o item segurança está em primeiro lugar. Dessa forma, o piso escolhido foi um antiderrapante e ele foi aplicado em todo o banheiro.

piso LULU3

Para Lulu, utilizei essa bacia, específica para pessoas que têm alguma mobilidade reduzia, pois sua altura é um pouco maior do que o padrão. Além disso, para quem tem distrofia, quanto mais alto o acento melhor e cada um tem uma medida que seja mais adequada. No caso, a de Lulu é de 60 cm. Para chegar a essa altura tive que fazer uma pequena elevação (com alvenaria) de 16 cm e acoplar a bacia nela. Dessa forma, chegamos ao que queríamos, aos 60 cm desejados.

É pessoal, temos que usar a criatividade para atender ás necessidades de cada um.

Chuveiro em cima da bacia sanitária?????????? Sim, essa foi a forma mais confortável que Luciana e eu encontramos para resolver seus problemas de locomoção. Atualmente o seu banheiro já está com essa adaptação e ela gostou tanto da ideia que manterá no novo projeto.

acento colagem LULU

Aqui estão outros produtos que vendem no mercado e que podem ser facilmente instalados em sua casa.

outros produtos LULU4

Não podemos esquecer dos acessórios essenciais para um banheiro seguro e confortável. Mais uma vez, é importante deixar claro que as alturas dos acessórios que foram instalados estão de acordo com as necessidades de Lulu. Para cada um a altura será diferente. Aqui não estamos seguindo as normas técnicas. : )

acessórios LULU1

Algumas regras básicas para deixar o banheiro ainda mais confortável.

O espelho era um dos itens mais importantes do banheiro de dela. Para quem a conhece sabe o quanto essa linda mulher é vaidosa e AMA olhar-se no espelho. foi pensando nisso que coloquei uma pequena inclinação do espelho para que assim ela pudesse se ver de corpo inteiro, mesmo estando na cadeira de rodas.

As alturas das prateleiras também foram pensadas para que Lulu tivesse autonomia e independência no momento de escolher seus acessórios. Percebam que tudo está ao alcance dela. Nada é muito alto, nem muito baixo, que ela não consiga pegar.

regras básicas

Urfa! Quanta coisa, não é? Pois é pessoal um simples banheiro deve conter segurança, conforto, ergonomia, praticidade e, acima de tudo, beleza.

julie uau

Então vamos falar de um último item de suma importância para o banheiro de Lulu, a BELEZA! Quem conhece Luciana sabe o quanto ela é linda e meiga. Mas quem a conhece profundamente sabe da imensa força interior que ela carrega dentro de si.

É muito importante que a nossa casa tenha a nossa cara. Dessa forma o uso do vermelho, uma cor forte e, ao mesmo tempo feminina, foi utilizada nos detalhes desse ambiente. O detalhe da cortina com caveirinhas demonstra o quanto Lulu é uma menina forte, decidida e corajosa. Os espelhos, tanto na lateral (nas prateleiras), quanto acima da pia, foram utilizados em abundância para que Luciana possa curtir sua vaidade sempre que ela quiser.

É isso aí pessoal, quem gostou das dicas?

1

Marcela Aureliano

Designer de Interiores, Geobióloga e Artista Plástica.

4 comentários sobre “Banheiro acessível – Adaptação criativa.

  1. Marcela sou designer de interiores, acabei de pegar um desafio tão especial quanto o seu , então hoje iniciei meus estudos para minha cliente especial, assim como a sua; então gostaria de parabenizá-la me deliciei com suas informações práticas e principalmente claras para qualquer pessoa entender quais as necessidades de uma pessoa especial.Parabéns lindo projeto, linda atitude.

  2. Bom dia Marcela,
    Achei muito interessante este seu artigo sobre Banheiro Acessível. Eu e meu marido estamos construindo nossa casa, sendo ele cadeirante, toda voltada para suas necessidades. Gostamos muito de suas dicas e especificações sobre os materiais. Você está de parabéns!

    Glória Paiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s