O que é uma casa para você?


IMG_20130726_090509

Estava aqui pensando com meus botões, refletindo sobre a vida, sobre os nossos conceitos e padrões de enxergar o mundo. Sou muito curiosa e desde pequena me interessei sobre o comportamento humano e como as pessoas vivem dentro dos seus lares. Sempre achei que a casa é um reflexo da nossa personalidade. Vez ou outra me pego passeando pelas ruas e esticando o pescoço para dentro da janela de alguma casa. Numa tentativa de enxergar além de uma simples decoração, tento enxergar o coração daquele lar.

Percebi, ao longo desses anos de criação, que para ter uma casa com uma decoração bacana não é preciso muito. Apenas uma boa dose de criatividade. Mas ter uma casa com alma e vida não é para todos. Dia desses fiz uma viagem pelo Sertão do Nordeste. Claro que eu não poderia esquecer de levar um caderno de anotação e uma máquina fotográfica para registar todas as minhas curiosidades e observações.

Levei no coração apenas a intenção de turistar e relaxar, mas o desfecho da viagem foi um imenso aprendizado e um coração cheio de gratidão e amor. Voltei com a resposta que sempre procurei e nunca encontrava. O que é uma casa, um lar? Você já parou para pensar no que significa a sua casa para você? Por que há casas em que entramos e, imediatamente, nos sentimos confortáveis, acolhidos, calmos, enquanto há outras em que, mesmo sendo confortável e bonita, sentimos vontade de ir embora o mais rápido possível? Você já sentiu isso?

Nas minhas andanças pelo Sertão a curiosidade me levou para dentro de várias casas. Umas que de tão grandes pareciam palácios, outras que de tão pequenas era preciso inclinar levemente o meu corpo para poder passar pela porta. Mas na maioria delas encontrei o que procurava: vida! Para aqueles moradores a casa simbolizava muito mais do que uma proteção contra o ambiente externo, ela era o lugar que acolhe, cuida, protege, une a família, embeleza a vida e te dá forças para seguir adiante.

Flores, músicas, sorrisos, encontros, histórias, alegria, fotos e muitos detalhes em cada cantinho do ambiente faziam parte de uma casa cheia de vida. A sensação de bem estar era sentida assim que eu entrava nesses lugares. Como era bom estar lá, tomar um café, bater um papo e conhecer os moradores desses lugares mágicos.

oq é uma casa

Em cada visita nessas casas acolhedoras eu percebi que para ter um ambiente cheio de vida devemos inserir nele as nossas intenções. 

DSCN2051

Quer uma casa alegre? Dê alegria a esse ambiente; quer uma casa harmônica? Insira harmonia ao local; quer uma casa tranquila e serena? Dê paz ao local que habita. Os ambientes são um reflexo de nós mesmos, mas o contrário também pode acontecer. Podemos nos tornar o reflexo de um determinado local, caso essa permanência seja duradoura.

Para ter uma casa com vida e amor é necessário saber escutar os desejos deste lugar e ter a sensibilidade de captar os sentimentos e a vocação desse ambiente. Isso permite criar ambientes vivos, qualidade tão necessária ao nosso bem estar e à nossa sanidade física, emocional e mental. Pense nisso e passe a enxergar a sua casa de uma outra forma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s